domingo, 9 de maio de 2010

O QUE LEVA UMA PESSOA A TER BULIMIA NERVOSA?

A bulimia nervosa envolve diversos fatores para que um indivíduo possa obter esta doença, como psicológicos, familiares, culturais e biológicos, sendo que a ênfase cultural em relação a estética, ou melhor, a aparência física possui um papel importantíssimo. Mas também há outros desencadeamentos para o desenvolvimento desses quadros, como baixa auto-estima, problemas familiares e até mesmo conflitos de identidade. A bulimia nervosa é difícil de ser constada, isto é, demora-se um tempo para perceber que o indivíduo está com a doença, sendo que o principal motivo da mesma é comer de maneira descontrolada e sentir-se mal por ter ingerido tanto que a melhor sensação encontrada pelo indivíduo é realizar vômitos de maneira secreta.
Mas a bulimia não consiste apenas em vomitar, pois as pessoas com este tipo de doença possuem vergonhas de seu corpo e sentem-se gordas, mesmo não estando, onde os comportamentos relacionados ao peso resultam na utilização de laxantes, diuréticos, enemas e também jejum, autoinduzidos (sintomas físicos ou psicológicos que não são reais).
A bulimia pode não haver perda de peso diferentemente da anorexia, dificultando ainda mais a detecção do problema por familiares e médicos. O alvo da doença são principalmente mulheres jovens, sendo que também pode ocorre em homes e mulheres de mais idade. Os sintomas da bulimia são vários, incluindo: obsessão por exercícios físicos, evitar-se de ingerir alimento em público, depressão, aumento da ingestão de alimentos de maneira de maneira compulsiva sem ganho de peso, utilização de medicamentos para evitar o ganho de peso como laxantes.
Em relação às complicações médicas podemos contatar desidratação dos dentes ocasionando lesão sobre o esmalte dentário e cáries, vômitos acompanhados de sangue, câimbras e dores musculares frequentemente, desequilíbrio eletrolítico (perda de muito líquido), inflamação na garganta e no esôfago graças aos vômitos, face dolorida e inchada causada por causa da inflamação das glândulas salivares.
Para o tratamento da bulimia nervosa é utilizado uma abordagem multidisciplinar que envolve a psicoterapia em grupo ou individual, tratamento nutricional ambulatorial e farmacoterapia, mas também se faz muito importante a terapia e orientação familiar para o ótima desempenho na recuperação do paciente.

Sem comentários:

Enviar um comentário